Turismo em Mato Grosso: Explore 2mil km de belezas naturais

O turismo em Mato Grosso, ainda é pouco explorado pelos brasileiros. Apesar do Pantanal, Chapada dos Guimarães e Nobres serem destinos procurado por amantes da natureza, Mato Grosso possui muitas lugares incríveis para se conhecer, com belas cachoeiras e rios de águas cristalinas, em uma paisagem que destoa do restante do Brasil.

Chamamos nosso roteiro de Rota das Águas, pelo óbvio: entre serras, planaltos e planícies se escondem cachoeiras, lagos e rios de águas claras, que sempre nos convidam para um banho refrescante (o calor, por aqui, é intenso).

Rondonópolis

De Rondonópolis até a Serra de São Vicente, são dezenas de atrativos de tirar o fôlego. Entre eles estão o Complexo Turístico do Carimã em Rondonópolis, o Cânion das Índias em Jaciara, e o Morro das Cachoeiras em São Vicente. Como nem só de água vive o homem, também listamos os festivais gastronômicos, como a Festa da Jabuticaba, que acontece anualmente na região.

Juscimeira

A pequena cidade, possui várias fontes de águas termais e a bela cachoeira do Prata. Além disso, realiza anualmente o Festival da Jabuticaba, no sítio Colina Verde.

Jaciara

Conhecida como a capital dos esportes de aventura, com intensa prática de rafting pelo Rio Tenente Amaral, Rapel na cachoeira da Fumaça e Surf de Rio, a cidade se destaque como destino para o ecoturismo e turismo de aventura. Três complexos merecem destaque: a cachoeira da Mulata, o Circuito do Cânion das Índias e o recém-inaugurado Vale do Chico.

São Vicente

Na bela Serra de São Vicente estão localizadas várias fazendas que estão abertas à visitação e oferecem camping, hospedagem, trilhas e cachoeiras. Entre eles, se destacam o Morro da Cachoeira, o Chalé do Andorinhão, o Circuito Águas do Cerrado.

Vila Bela das cachoeiras e de Tereza de Benguela

O Parque Estadual da Serra Ricardo Franco abriga uma das maiores cachoeiras do Brasil: a cachoeira do Jatobá.  São 252 metros de queda, em uma paisagem de tirar o fôlego. As dezenas de cachoeiras e trilhas fazem de Vila Bela o destino perfeito para quem gosta de sentir aquela sensação gostosa de liberdade e paz caminhando no alto das serras.

Tangará da Serra, a natureza em destaque

Para os amantes de estradas de chão e água, a região de Tangará oferece diversos atrativos naturais, entre eles, o Salto das Nuvens e o Complexo Indígena do Formoso. A maioria dos atrativos, como a bela Cachoeira do Juba ou Salto do Maciel são de acesso gratuito e um pouco afastada da cidade, mas vale a pena enfrentar as estradas de chão para conhecer.

O distrito de Bauxi, Rosário Oeste

Na região de Bauxi em Rosário Oeste, há cachoeiras e trilhas tão belas quanto desconhecidas. Por estarem afastadas dos roteiros tradicionais de Mato Grosso, apenas aventureiros e trilheiros frequentam o lugar. Atualmente é possível visitar 3 cachoeiras: As cachoeiras do Labrado I e II e a cachoeira do Juquara. Para quem não tem experiência em trilhas, só é possível acessar com guia.

Nobres, Vila Bom Jardim

A região da Vila Bom Jardim em Nobres é muito famosa, seus atrativos são comparados aos de Bonito em MS, com uma grande oferta de atividades aquáticas, como flutuação e boia-cross.

Chapada dos Guimarães

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é um dos destinos turísticos mais procurados em Mato Grosso, depois do Pantanal. Não é para menos, são centenas de cachoeiras, trilhas, quilômetros de paredões, uma paisagem deslumbrante e o melhor, fica apenas a 70 km de Cuiabá.

Poxoréu

Poxoréu é um destino ainda tímido para o ecoturismo, localizado a 260 km de Cuiabá, abriga dezenas de cachoeiras, mirantes e sítios arqueológicos. Entre eles o famoso Morro da Mesa, na área urbana da cidade, o complexo das 7 cachoeiras do Lucas e o Rio Cristalino, na TI Xavante.

O Pantanal e a Transpantaneira em Poconé

O Pantanal tem o reconhecimento de Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A maior planície alagada contínua do mundo abrange os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sendo um destino muito procurado por aqueles que gostam de apreciar a “vida selvagem”.

Cáceres, da pesca esportiva ao ecoturismo

O Pantanal, a pesca esportiva e a Dolina Milagrosa são os destaques da região – um profundo lago azul, procurado por turistas de todo Brasil. Nas proximidades é possível visitar fazendas históricas, como a Jacobina e o Vale do Gavião, com trilhas e cachoeiras.

Campo Novo dos Parecis e o Ecoturismo indígena

No Território Indígena Haliti-Pareci, às margens do Rio Sacre e Papagaio, estão localizadas as mais belas cachoeiras e balneários de Mato Grosso. Com quedas exuberantes e águas cristalinas de cor verde-esmeralda, é sem dúvida, um dos lugares mais bonitos de Mato Grosso.

Barra do Garças, o turismo místico e ecológico

Os mistérios e belezas da Serra do Roncador é o portal do Vale do Araguaia. Além de trilhas, cachoeiras, possui atrativos como o Parque da Serra Azul, o Parque das Águas Quentes e a fazenda Recanto da Serra, que ganhou destaque nacional e se consolidou como o principal atrativo de Barra do Garças.

Nova Xavantina, praias e cachoeiras

A encantadora cidade de Nova Xavantina é um destino privilegiado para o ecoturismo. A receptividade dos moradores, as cachoeiras e as praias do Rio das Mortes, são os destaques da cidade.

O Tesouro escondido de Mato Grosso

A cidade de Tesouro é desconhecida por muitos. Não está no circuito do turismo de Mato Grosso, mas esconde belezas naturais únicas. Se você gosta de cachoeiras, trilhas, camping, cidade muito pequena, esse é o lugar certo.

Artigos Relacionados

© 2023 Todos os direitos reservados. Feito com ❤️ por The Ottos.