Turismo em Poxoréu: cachoeiras, mirantes e sítios arqueológicos

Poxoréu é um pequeno município de Mato Grosso, distante 240 km de Cuiabá e cercado de beleza cênica. O turismo em Poxoréu ainda é incipiente, mas muito promissor. Rodeada por morrarias que contribuem para a formação de mirantes e belas cachoeiras, a região de Poxoréu propicia passeios, trilhas e descoberta de novas paisagens.

Complexo de Cachoeiras do Lucas

Uma das sete quedas - Foto de @welintonmendess
Uma das sete quedas – Foto de @welintonmendess

É um dos lugares de Poxoréu mais famosos pelas redes sociais. São sete quedas que se formam ao longo do Córrego Grande, na região do Barro Branco. Todas as quedas são próximas umas das outras e o percurso inteiro (considerando ida e volta) tem aproximadamente 1.5km de trilha leve. Realmente tranquilo. Contudo, recomenda-se não descer a última cachoeira, de maior queda.

O complexo fica em propriedade particular. No entanto, está aberta à visitação e até 2021 não havia cobrança de entrada.

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 7h às 18h.

Quanto custa: Entrada Livre. Com recomendação de preservação do local.

Como chegar: https://goo.gl/maps/m6AXhPMuaMCKvKXBA

Contato: Não há. No entanto, é preciso autorização do caseiro para entrar, um pouco antes do portão.

Mapa da trilha: https://pt.wikiloc.com/trilhas-caminhada/cachoeira-do-lucas-42940569

Por estar numa fazenda que permite a livre visitação, vale a cordialidade, o uso consciente, sem danificar a natureza, sem som, sem lixo pelo caminho. Lembre-se: Não Deixe Rastros.

Cachoeira Pedra Furada

Cachoeira da Pedra Furada | Foto: @storiespelomundo
Cachoeira da Pedra Furada | Foto: @storiespelomundo

A cachoeira da Pedra Furada é formada pelo Córrego do Alcantilado e possui uma queda de aproximadamente 10 metros de altura. A região do Alcantilado é uma dos cenários mais bonitos de Poxoréu. Lá também estão a comunidade da Raizinha e o Buraco da Mundica.

A cachoeira está em propriedade privada, aberta à visitação e com entrada livre. Lembramos que é preciso respeitar o local. Não deixe lixo. Leve tudo de volta, no porta malas do seu carro – lá não passa caminhão de lixo e nem tem funcionário para limpar o local.

Horário de funcionamento: Não há.

Quanto custa: Entrada livre. Com recomendação de preservação do local.

Como chegar: https://goo.gl/maps/PswTstuTRbyaeHmaA. A trilha para chegar à cachoeira é de aproximadamente 50m à partir da estrada.

Contato: Não há.

Comunidade e cachoeira da Raizinha

A cachoeira da Raizinha fica na bucólica Comunidade Histórica Raizinha – localizada quase na divisa entre Poxoréu e Dom Aquino – e que ainda hoje mantém casas feitas de adobe. Os historiadores contam que um dia, as mulheres da região foram buscar barro para construção das paredes de uma casa – de adobe, como as que ainda existem hoje.  Ao arrancarem os capins para retirar o barro abaixo da raiz, elas encontraram diamantes presos nas raizinhas do capim e assim, o lugar ficou conhecido como Raizinha.

A cachoeira é formada pelo Córrego São Paulo e tem 30 metros de queda. Para chegar, é preciso fazer uma trilha de aproximadamente 1,5km. Durante o trajeto, é possível observar resquícios da atividade garimpeira e um antigo cemitério.

Cachoeira da Raizinha | Foto: @storiespelomundo
Cachoeira da Raizinha | Foto: @storiespelomundo

Próximo à comunidade, também existe o Abrigo dos Pezinhos, um sítio arqueológico com marcas de pés em uma rocha com elevação de 1,60m. Foi aberto recentemente para visitação guiada. Atualmente, o Márcio é o único que possui autorização para levar visitantes na área.

Atualmente, há cerca de 10 moradores na comunidade – herdeiros dos antigos garimpeiros. Aos finais de semana, a comunidade é bem frequentada pelos familiares e descendentes dos antigos moradores. O local tem visitação livre, lembrando que cordialidade com os moradores e respeito à natureza são pré-requisitos para a visita.

Horário de funcionamento: Não há.

Quanto custa: Entrada livre. Com recomendação de preservação do local.

Como chegar: Segue o localizador da Comunidade: https://goo.gl/maps/9RnutV3Pd3nbderT7

Contato: Não há.

Já os trilheiros, podem dar uma olhada no Wikiloc.

Cachoeira do Porto

Uma das três quedas da Cachoeira do Porto - Foto de @welintonmendess
Uma das três quedas da Cachoeira do Porto – Foto de @welintonmendess

A cachoeira do Porto está no limite entre os municípios de Juscimeira e Poxoréu. São três quedas d’agua, formadas pelo rio Areia. Elas estão bem próximas uma das outras, de fácil acesso e ótimas para banho. A cachoeira do Porto fica localizada à 28km de Poxoréu e são 6km de estrada de terra.

Atualmente eles servem porções e bebidas. Também oferecem espaço para camping. Lembrando que:

É proibido levar bebidas em garrafas de vidro e ligar o som automotivo.

Horário de funcionamento: De sexta a segunda e feriados, das 7h às 20h

Quanto custa: R$10,00 (valor em 2021). Camping R$20 por pessoa.

Como chegar: Acesse o maps https://goo.gl/maps/ZBAA1ufjQWJfTXgV7

Contato: Lucas Alves 💬 (66) 9 9925-5620

Cachoeira do Corguinho

Cachoeira do Corguinho em Poxoréu | Foto: @storiespelomundo
Cachoeira do Corguinho em Poxoréu | Foto: @storiespelomundo

Uma das cachoeiras mais procuradas por aventureiros e conhecida também como Cachoeira do Encanto. Muito utilizada para a prática de rapel. É formada pelo Rio Corguinho, são duas quedas sobrepostas, com aproximadamente 70m de altura. Está localizada a 37 km de Poxoréu e não é fácil de ser vista, por estar entre morros.

A cachoeira está em propriedade privada, não há cobrança de entrada, mas, pelo perigo do lugar, é indicada a visitação com guia/condutor.

Horário de funcionamento: Não há.

Quanto custa: Entrada livre. Com recomendação de preservação do local.

Como chegar: https://goo.gl/maps/DnJeHxcmqaH3PuzQ8

Contato: Não há.

Mapa da trilha: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/cachoeira-do-encanto-poxoreu-64437472 – no wikiloc tem a trilha certinha, com explicações detalhadas.

Complexo Cachoeiras do Pinga

Está localizado na região do Morro dos Pingas, a 20km de Poxoréu. Para chegar é preciso enfrentar 3 km de trilha em mata preservada, à partir da sede da Fazenda. São nove quedas formadas pelo córrego Bororo e a trilha possui alguns trechos bem íngremes, sendo considerada de nível moderado. O passeio dura cerca de 3h, não tem taxa de entrada, mas é recomendado fazer com guia por dois motivos: a trilha é bem longa e precisa de autorização para entrada.

IMPORTANTE: A trilha é complexa é não está demarcada. Recomendamos a contratação do Guia Márcio Sol. Os moradores da entrada para trilha são super acessíveis, mas a trilha não está demarcada.

Horário de funcionamento: Não há.

Quanto custa: Entrada livre. Com recomendação de preservação do local.

Como chegar: https://goo.gl/maps/skbCisK1M6je4Bb46 – Para os trilheiros de plantão, a trilha no Wikiloc: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/cachoeiras-do-pinga-38241113

Contato: Não há.

Lembre-se: Não deixe lixo nos locais, cuidar da natureza é uma tarefa de todos. E não se esqueça de beber água e manter-se hidratado.

Rio Cristalino Aldeia Dom Bosco

Rio Cristalino – Foto de @welintonmendess

O Rio Cristalino fica dentro da TI Sangradouro, reserva indígena da etnia Xavante, na aldeia Dom Bosco. É um rio que faz jus ao nome. Por conta do calcário, sua água é cristalina em diferentes tons azulados. Conta com muitas espécies de peixes e a água possui uma ótima temperatura. Ele deságua no Rio das Mortes e, neste encontro, fica muito nítida a diferença de coloração dos dois rios.

O grande desafio é conseguir chegar até lá e conseguir autorização para isso. O Márcio Sol, faz o passeio.

Horário de funcionamento: Não há.

Quanto custa: Sob consulta.

Como chegar: Somente com autorização.

Contato: Márcio Sol

Morro da Mesa

É o cartão postal da cidade. A subida é feita por uma trilha íngreme, mas a dificuldade é compensada pela bela paisagem. Próximos ao Morro da Mesa, estão o Morro dos Manos e o mirante Morro dos Currais.

À partir do mirante Morro dos Currais, é possível contemplar o Morro da Mesa e dos Manos, oferecendo uma vista incrível aos visitantes. A visitação é livre, sem entrada e a recomendação de visitação é a de sempre: Não deixe lixo, não destrua a natureza e seja cordial com as pessoas.

Foto de @welintonmendess

IMPORTANTE: Por conta da pandemia e do decreto municipal, a trilha está fechada e cercada. Nós resolvemos respeitar e não subimos, mas tudo depende da consciência de cada um.

Horário de funcionamento: Não há.

Quanto custa: Entrada livre. Com recomendação de preservação do local.

Como chegar: https://goo.gl/maps/XVgV27EugtJcisCz8

Contato: Não há.

Mapa da trilha: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/morro-da-mesa-poxoreo-64444457

Outros mirantes

Saindo da cidade de Poxoréu, em direção à cachoeira do Porto, existem outros mirantes e formações rochosas, como o mirante do Morro do Catete, o mirante do Morro do Tarquinio e o Vale das Tartarugas. Esse último, conta com formações rochosas que ao longo to tempo formaram um ‘casco de tartaruga’. Todos têm visitação livre e são de fácil acesso. Dê uma olhada no nosso mapa Rota das Águas e veja os atrativos.

Uma das regiões mais bonitas em Poxoréu é o Buraco da Mundica, com um conjunto de cânions de beleza exuberante, com vegetação típica de cerrado e córregos históricos do município, como os córregos Alcantilado e São Pedro. Está próximo à Comunidade da Raizinha, e possui um mirante no local. Porém, a visitação é feita apenas com guia.

Região do Alcantilado - Foto de @welintonmendess
Região do Alcantilado – Foto de @welintonmendess

Foi na região do Alcantilado que os primeiros expedicionários encontraram sete xibius – pequenos diamantes, às margens de um córrego. À esse riacho deram o nome de Sete, começando com o ciclo do diamante na cidade.

+ Poxoréu

Poxoréu tem muitos atrativos naturais e culturais que não listamos aqui. Segundo a Secretaria de Turismo, a região é repleta de sítios arqueológicos e grutas, muitos rios e cachoeiras que estão em propriedades particulares e ainda com visitação restrita.

Para além das belezas naturais, o povo de Poxoréu é festeiro, é sertanejo, que gosta de viola e cavalgadas. Não é por acaso que um dos maiores festejos populares seja a Festa de São João (padroeiro da cidade), que inclui, além de celebrações religiosas, a quermesse e a Cavalgada Rumo às Origens. A cidade também organiza, há mais de 15 anos, o Encontro de Violeiros de Poxoréu – um festival nacional que reúne artistas de todo Brasil.


Guia de Turismo em Poxoréu

Márcio Sol

Com 48 anos de idad e e mais de 10 anos conduzindo estudiosos e aventureiros,  é uma das pessoas mais qualificadas para guiar passeios, pelo vasto conhecimento que tem da região. Além de cursos de primeiros socorros, bombeiro civil e brigadista, é um ambientalista atuante na cidade, considerado protetor dos animais e das florestas.
Contato: 💬 (66) 9 989 4716 | @conhecendopoxoreu24

Vai de carro? Anota aí!

Chaveiro Estrela (66) 9 9615-2593 | Chaveiro Ribeiro 24h – (66) 9 9681-5400

Auto Socorro Guincho – na cidade não há guincho. Somente em Primavera do Leste.

Artigos Relacionados

© 2023 Todos os direitos reservados. Feito com ❤️ por The Ottos.