A Península Valdés é um lugar único no mundo, um refúgio de vida silvestre na Patagônia Argentina, declarado como Patrimônio da Humanidade em 1999 pela Unesco e é uma importante área de proteção da fauna aquática.
Seu território recebe anualmente a maior população de baleias Franca-Austral do mundo. Além disso, é um importante ponto de observação de orcas, pinguins, leões e elefantes-marinhos, golfinhos e uma incrível variedade de aves.
O que fazer na Península Valdés
Centro de Visitantes
Sua primeira parada é no Centro de Visitantes. Lá, você pode conhecer toda a história da Península de Valdés — dos habitantes indígenas originários, passando pela colonização, caça predatória de animais marinhos, criação de ovelhas, até o momento atual.
Há um inventário visual e informativo de toda fauna existente, esqueletos, maquetes, fotos e peças arqueológicas com detalhes sobre a fauna.
Mirante da Ilha dos Pássaros (Isla de los Pájaros)
Localizada a 5 km do Centro de Visitantes, no Golfo San José, o acesso se dá por estrada de rípio. A ilha abriga uma grande diversidade de aves, onde é possível saber de todas as espécies no Centro de Visitantes. A maior atividade na ilha é na primavera, época de reprodução das aves. Não se pode visitar a ilha, mas do mirante é possível apreciar uma bela paisagem e no pôr do sol, avistar várias aves (a dica é levar um binóculo).
Dizem os moradores de Puerto Pirâmides que Antoine de Saint-Exupéry sobrevoou a ilha e se inspirou no formato para o desenho mais famoso do livro “O pequeno Príncipe”, o desenho do chapéu ou a cobra que engoliu o elefante.
Punta Norte — Mirante de leões e elefantes marinhos
É o ponto mais distante que se pode chegar na Península de Valdés. Localizado a 80 km de Puerto Pirámides, por estrada de rípio, está a colônia de leões e elefantes-marinhos. Também é conhecida pelos avistamentos de orcas, que durante os meses de março e abril, realizam seus espetaculares encalhes intencionais.
Caleta Valdés — Mirante de Pinguins de Magalhães e de Elefantes-Marinhos
Localizado a 75 km de Puerto Pirámides (por rípio), Caleta Valdés é o ponto para avistar os pinguins de Magalhães, que do final de setembro a meados de abril, se reproduzem na costa. Um verdadeiro berçário de pinguins 😍.
O esquadrão de gaivotas que passam dando rasantes pelas encostas também é algo lindo de se ver.
Um pouco mais ao sul, em Punta Cantor, você pode visitar a colônia de elefantes-marinhos que anualmente vêm para a costa para a reprodução e troca de pele. Esta área possui lanchonete e banheiros públicos.
Punta Pirámides — Mirante das Baleias e Leões Marinhos
Localizada a poucos quilômetros de Puerto Pirámides, no Golfo Novo, está o mirante das baleias. A baleia Franca-Austral é facilmente reconhecida pela calosidade em sua cabeça e por usarem a cauda para pegar vento; ela permanece com a cauda para cima por tempo considerável 😍.
Seguindo por uma trilha, se chega ao mirante da colônia de Leões Marinhos. Para saber todos os pontos de visitação da Península, acesse nosso mapa:
Puerto Pirámides — o único vilarejo da Península Valdés
A vila é pequena, mas oferece todos os serviços necessários para sua estadia: hospedagem (hotéis, hostel e camping), restaurantes, posto de combustível e agências para passeios náuticos e terrestres, incluindo mergulho, nas diferentes temporadas, para apreciação da fauna marinha.
No verão, a cidade está lotada, é preciso agendar sua hospedagem, inclusive o camping, com antecedência. Nós não sabíamos sobre o agendamento no camping e fomos na primeira semana de janeiro, e claro, não havia lugar.
Quer saber mais sobre as atividades náuticas, hospedagem e outros serviços em Puerto Pirámides, acesse: https://www.puertopiramides.gov.ar/
+ Península Valdés: Apesar de não ser o principal atrativo da Península, é possível avistar pela estrada de rípio, muitos guanacos e ovelhas Merino. Além de apreciar o mar azul de toda a costa, algo espetacular.
Há ainda, praias e mirantes que só é possível acessar caminhando ou de barco, como é o caso da Cuevas de Puerto Pirámides – onde há cavernas que se formam no paredão e a praia de Pardelas. A primeira é acessada por uma trilha de aproximadamente 3 km a partir o centro da cidade de Puerto Pirámides
Vale a pena programar dois ou três dias para visitar toda a Península e dormir em Puerto Pirámides.
Como funciona: A Área Natural Protegida da Península Valdés está aberta a visitação durante todo o ano. Você pode obter informações atualizadas aqui: https://peninsulavaldes.org.ar/
- É proibido descer com animais de estimação nos pontos de visitação.
- É proibido acampar na Península. Permitido apenas em Puerto Pirámides.
- É proibido alimentar animais silvestres.
- A ingresso é pago.
Qual a melhor época para visitar: De setembro a novembro você terá mais oportunidade de avistar pinguins, baleias, orcas, leões e elefantes-marinhos 😜. Dá uma olhada no calendário (no começo do artigo).
Como chegar: Localizador do Centro de Visitantes — https://goo.gl/maps/tMCr6NhcbR9iXRog9
Quanto custa: Em dezembro de 2022, o valor de ingresso para estrangeiros custava $2.800 (pesos argentinos) por pessoa, aproximadamente $16 dólares americanos. Para tarifas atualizadas acesse: https://peninsulavaldes.org.ar/tarifas/
Contato: 54 (280) 4450-489 | administracion@peninsulavaldes.org.ar | https://www.facebook.com/AANPPV | @peninsulavaldesoficial
Gostou do artigo? Alguma dúvida? Fale com a gente pelo Instagram. Teremos o maior prazer em te atender.