Mimoso, terra de Rondon e de belas cachoeiras

O distrito de Mimoso é conhecido pela sua importância histórica e cultural para Mato Grosso – foi ali que nasceu o Marechal Rondon. No entanto, nesse ano (2020), a comunidade de Mimoso começou a se destacar pelas majestosas cachoeiras escondidas nas fazendas da região.

Localizado no município de Santo Antônio do Leverger, o distrito de Mimoso se tornou a mais nova opção de lazer para os aventureiros. As  cachoeiras são formadas na encosta da Serra São Jerônimo, uma região com diversos córregos, que deságuam no Rio Mutum e correm para as Baías de Siá Mariana e Chacororé, no Pantanal de Mato Grosso.


E para descobrir um pouco mais sobre as cachoeiras em Mimoso, fomos buscar informações com o nosso colaborador/guia @coutoglauber da Aventureiros MT e a Dona Janete, da Conveniência Recanto do Aconchego.

Entramos em contato com os proprietários das áreas, e por enquanto, a visitação nas cachoeiras Aguaçu e Rancho Queimado, ocorre apenas com guia ou agências.

E quem tiver interesse de levar grupos, pode falar com a Dona Janete, que ela explica direitinho como funciona.

Cachoeira do Aguaçu

Cachoeira do Aguaçu | Foto: @coutoglauber

Formada pelo córrego do Aguaçu, a cachoeira possui 80 metros de altura e pode ser avistada ainda da estrada. A trilha para chegar na cachoeira tem cerca de 2 300 metros, seguindo o rio, com nível de dificuldade de 6 a 7.

Está localizada na fazenda Poço de Pedra do Sr. João Pedro e Sra. Dalila. Começaram a permitir a visitação guiada após perceberem que várias pessoas estavam invadindo a área e não respeitando o local. O lugar ainda não possui infra-estrutura, mas eles já pensam em melhorar o acesso e explorar o potencial turístico.

Horário de Funcionamento: Somente com agendamento e guia.

Quanto custa: A Aventureiros MT é uma das agências que organiza passeios para lá. O valor é de R$90 (2020) por pessoa, incluso guia, seguro e entrada no atrativo.

Como chegar: São 150 km, partindo de Cuiabá, sendo 5 km de estrada de chão.

Contato: Acesse @cachoeiradoaguacu, no IG deles, você consegue saber a programação dos passeios, organizados por diversas agências.

Cachoeira Rancho Queimado

Cachoeira Rancho Queimado | Foto: @coutoglauber

São duas cachoeiras formadas pelo córrego Rancho Queimado, estão localizadas na Fazenda Água Bonita, uma das propriedades do Sr. Pedro Oliveira Rodrigues e família.

O acesso está facilitado, a estrada chega bem próximo à cachoeira. A trilha é curta – cerca de 300 m –  no entanto, a descida para a primeira cachoeira é bem íngreme, sendo necessário cordas de apoio (uma aventura!).  Apesar do acesso ao Rancho Queimado II ser mais fácil, a volta exige um pouco das pernas, já que é uma subida e tanto.

Horário de Funcionamento:  Somente com agendamento e guia.

Quanto custa: A Aventureiros MT é uma das agências que organiza os passeios para lá. O valor é de R$90 (2020) por pessoa, incluso guia, seguro e entrada no atrativo.

Como chegar: São 156 km partindo de Cuiabá, sendo 18 km de estrada de chão.


Outras cachoeiras

O Sr. Pedro Rodrigues e sua esposa, a professora Beni, são pessoas carismáticas e mostram o carinho que tem pelo lugar ao falarem sobre as belezas naturais da região. O Sr. Pedro destaca que sempre teve uma preocupação em manter uma grande área de preservação, que hoje, chega a 700 hectares 👏. Devotos de Nossa Senhora e São Francisco de Assis, ergueram duas capelas e um cruzeiro – que são os marcos de entrada da fazenda.

Além da cachoeira Rancho Queimado, nas propriedades do Sr. Pedro, existem várias cachoeiras. Duas se destacam: a cachoeira do Córrego das Antas – localizada na Fazenda São Francisco de Assis, e a cachoeira do Rio Pratinha – localizada na Fazenda Carandá. Todas as três fazendas são anexas uma às outras, começam no topo da Serra de São Jerônimo e descem até as planícies do Pantanal.

O Sr. Pedro faz questão de frisar que ele não proíbe a visitação, no entanto, para evitar problemas com a visitação desordenada, acidentes, ou qualquer outro contratempo, o acesso ocorre somente com um guia/agência, com seguro, transporte e primeiro socorros.

Memorial Rondon

Memorial Rondon | Foto: Gcom

O Memorial Rondon é a principal referência da Comunidade de Mimoso, foi construído em homenagem ao Marechal Rondon, que nasceu no distrito. A obra arquitetônica foi idealizada pelos arquitetos, José Afonso Portocarrero e Paulo Molina e foi inspirado na arquitetura indígena.

Horário de Funcionamento: Todos os dias em horário comercial

Quanto custa: Gratuito

Como chegar: Acesse o maps https://goo.gl/maps/znceBU9zBm6Z2BGq8

Conveniência Recanto do Aconchego

A Conveniência Recanto do Aconchego, estabelecimento da Dona Janete, é o principal ponto de apoio para quem quer visitar as cachoeiras. Ela serve lanche, almoço (galinhada com acompanhamento) e bebidas. No entanto, para almoçar, é preciso encomendar com antecedência.

Horário de Funcionamento: Aberto todos os dias.

Como chegar: https://goo.gl/maps/W4GoEz5MQuSW7cDH7

Contato: Dona Janete 💬 (66) 9 9907-0677


Gostou do artigo? Alguma dúvida? Só falar com a gente pelo Instagram. Teremos o maior prazer em te atender. Aproveita e segue a gente!

Artigos Relacionados

© 2023 Todos os direitos reservados. Feito com ❤️ por The Ottos.