Está pensando em viajar de carro para a Bolívia?! A nossa dica é simples: Leia sobre as experiências de outros viajantes, acesse e confirme todas as informações com órgãos oficiais do Governo Boliviano. Percorrer a Bolívia de carro pode se tornar um desafio, a escolha é sempre sua.
Fizemos um levantamento sobre a documentação, inclusive para entrar pelas fronteiras brasileiras. Nós entramos na Bolívia pela Fronteira Integrada de La Quiaca (Argentina) – Villazón (Bolívia), no final do post contamos nossa experiência.
Documentos Pessoais para ingressar na Bolívia
- Passaporte ou documento de identidade válido e em bom estado.
- Carteira de Vacinação Covid, com esquema completo (lembrando que eles pedem a Carteira com o código QR, mas não verificam o código 🤦♀️).
- Teste Negativo PCR-COVID, como no máximo 72h antes de cruzar a fronteira.
- Seguro viagem, com cobertura contra Covid-19 em vigência (eles verificam se na apólice há a cobertura Covid e se está em vigência). IMPORTANTE: A Bolívia não atende estrangeiros no seu sistema de saúde gratuitamente. Por isso, o seguro é importante.
- Carteira de vacinação contra a Febre Amarela.
Dica: Leve duas cópias de tudo.
Leia também as informações do Consulado do Brasil na Bolívia: https://www.gov.br/mre/pt-br/consulado-santa-cruz-de-la-sierra/conselho-aos-viajante/viajar-de-carro-para-a-bolivia
Para ingressar na Bolívia pelo Brasil, leia esse relato: https://emalgumlugardomundo.com.br/documentos-para-viajar-de-carro-pela-bolivia/
Documentos do Veículo para ingressar na Bolívia
- Carteira do Motorista – apresentamos o documento físico (antigo) e a digital impressa.
- Documento do Veículo – apresentamos a carteira digital impressa.
- Sivetur – Obrigatório para todo veículo estrangeiro. Para facilitar o ingresso, eles permitem que você faça o pré-cadastro no http://anbsw01.aduana.gob.bo:7401/sivetur/Parametro.jsp, que deve ser apresentado na Aduana, com o número do processo para eles oficializarem. O formulário deve ser preenchido conforme a fronteira. Segue:
Formulário 249/A: para veículos turísticos de uso privado que ingressem ou saiam do Brasil, Paraguai ou Peru.
Formulário 249/B: para veículos turísticos de uso oficial que ingressem ou saiam do Brasil, Paraguai ou Peru.
Formulário Acordo Bolívia-Argentina: Para veículos turísticos que ingressem ou saiam pelas fronteiras de Bolívia com a Argentina. (Nós preenchemos esse aqui, já que estávamos cruzando da Argentina para a Bolívia).
IMPORTANTE: https://www.aduana.gob.bo/aduana7/content/ingresar-territorio-bolviano-en-vehículo-particular
- Ordem de Circulação – Esse documento não existe na fronteira Argentina – Bolívia. Nós insistimos, mas eles disseram que ali era uma fronteira integrada. No entanto, nas fronteiras Brasil – Bolívia, sim, leia o relato aqui: https://emalgumlugardomundo.com.br/documentos-para-viajar-de-carro-pela-bolivia/
Documentos exigidos para ingresso de animais domésticos na Bolívia
- CVI – Certificado Veterinário Internacional – Emitido pelo órgão responsável no país em que se encontra (Fizemos o nosso na Argentina, se fosse no Brasil, seria o CVI do MAPA).
- Atestado de saúde com antiparasitários externos e interno com menos de 10 dias, com carimbo e registro do veterinário. É necessário que no atestado conste os dados dos antiparasitários.
- Carteira de Vacinação contra a Raiva – No Brasil não existe o Certificado de Vacinação contra Raiva, é preciso apenas levar a Carteira de Vacinação com todos os dados da vacina (etiqueta colada e assinada pelo Médico Veterinário)
Nossa experiência na Fronteira de La Quiaca – Villazón
Nós organizamos toda documentação conforme os requisitos requeridos pelos Governos da Argentina – Bolívia, por entendermos que cada fronteira segue um procedimento.
Foi uma experiência cansativa, com muitas idas e voltas e com informações que não estavam claras. Com muitos estrangeiros e locais na fronteira, a dica é perguntar e confirmar as informações para ter certeza que o trâmite é esse. É preciso informar de imediato que você vai atravessar com um veículo e levar 2 cópias de todos os documentos.
Como não tínhamos o visto, não conseguimos sacar bolivianos no Western Union, e tivemos que trocar dólares na fronteira para poder seguir. Inclusive para pagar B$20 Bolivianos de taxa na fronteira para um procedimento de fumigação do veículo.
Se você utiliza a Western Union para suas transações, saiba que na Bolívia, toda agência do Banco Union é conveniada. No entanto, alguns caixas vão solicitar o carimbo boliviano no passaporte, outros não. A outra opção é procurar casas de câmbio/agentes WU que não são vinculados ao banco.
Ainda sobre dinheiro, na Bolívia raramente eles aceitam pagamento com cartão de crédito, mesmo que os valores sejam altos, o pagamento será em dinheiro.
A experiência da saída da Bolívia para o Peru
Saímos da Bolívia pela fronteira de Kasani em Copacabana. Por dica dos próprios Bolivianos, essa fronteira é mais tranquila que a de Desaguadero. E sim, foi super tranquilo, sem filas e nem revistas demoradas.
Realmente, o papel com código QR e nossos passaportes, foram as únicas coisas pedidas pela Migración Boliviana para a saída. Ele conferiu de fizemos o check-in no sistema certinho e nos deu o carimbo de saída.
Um casal que estava na nossa frente, pagou 300 bolivianos de multa por não terem feito o processo de check-in durante os dias que permaneceram aqui, informando onde estavam e em quais datas.
Gostou do artigo? Alguma dúvida? Fale com a gente pelo Instagram. Teremos o maior prazer em te atender ❤️.