O Balneário El Condor, na Patagônia Argentina, abriga a maior colônia de papagaios do mundo. Conhecidos como Papagaios da Patagônia ou Loro Barraquero (Cyanoliseus patagonus), estima-se 170 mil aves, distribuídas em 12 km, no acantilado a beira-mar.
Já no primeiro quilômetro existem 6.700 ninhos, é considerada a maior estação de reprodução para estudo da espécie. No total são estimados 35 mil ninhos distribuídos por todo acantilado.
Os filhotes permanecem nos ninhos por cerca de 45 dias, após os quais iniciam seus primeiros vôos e completam sua fase de criação aos 90 dias. Os bandos são muito barulhentos e com gritos altos oferecem um espetáculo sonoro e visual: milhares de aves, saindo do acantilado, voando sobre a praia.
Para ver esse fenômeno é preciso visitar o Balneário El Condor de novembro a março. Os papagaios estão ausentes da área de abril a outubro.
Como visitar o Balneário El Condor
Localizada a 30 km de Viedma, na província de Río Negro, Argentina. Para chegar, é preciso acessar a RP1 (Ruta Provincial 1), uma rodovia beira-mar, paralela à famosa RN3 (Ruta Nacional 3).
A vila possui oferta de camping, hospedagem, restaurantes e outros serviços. Mas, não possui posto de combustível. É preciso abastecer em Viedma.
Como chegar: Nesse localizador, está o ponto de avistamento das aves: https://goo.gl/maps/6FwovoWjE2BWk6aYA. Você pode descer até a praia e contemplar
Quanto custa: Gratuito
Período para visitação: de novembro a março
Gostou do artigo? Alguma dúvida? Só falar com a gente pelo Instagram. Teremos o maior prazer em te atender. Aproveita e segue a gente!